Corinthians - Títulos
   Campeonato Brasileiro - 2011
Home Todos os Jogos Últimos Jogos Próximos Jogos História Títulos Jogos históricos Ídolos Escudos Curiosidades Hino + Corinthians Blog
 Visite o Blog!
 Campeonato
 Paulista
 1914
 1916
 1922/1923/1924
 1928/1929/1930
 1937/1938/1939
 1941
 1951/1952
 1954
 1977
 1979
 1982/1983
 1988
 1995
 1997
 1999
 2001
 2003
 2009
 2013
 2017
 Rio - São Paulo
 1950
 1953/1954
 1966
 2002
 Copa do Brasil
 1995
 2002
 2009
 Campeonato
 Brasileiro
 1990
 1998
 1999
 2005
 2011
 2015
 Campeonato
 Brasileiro Série B
 2008
 Libertadores da
 América
 2012
 Recopa
 Sul-Americana
 2013
 Mundial de
 Clubes
 2000
 2012
 Pequena Taça do
 Mundo
 1953
 Outros títulos
 Home
 Corinthians
 Todos os Jogos
 Últimos Jogos
 Próximos Jogos
 História
 Títulos
 Jogos Históricos
 Ídolos
 Escudos
 Curiosidades
 Hino
 + Corinthians
 Blog
 Mais Futebol
 Almanaque das
 Copas
 Todos os Jogos
 das Copas
 O Autor
 Quem sou
 Contato
 Minhas fotos
 Reconhecimento
 Colaboradores
 Outros Sites
 Site Oficial
 Outros Links

Compartilhe:

Campeonato Brasileiro - 2011

Quem acompanhou o início do Brasileirão 2011, deve ter pensado: “finalmente um campeonato que o Corinthians vai ganhar fácil”. Hum, Ledo engano. Nada é fácil para o Corinthians.

Até parecia, pois o time ficou invicto por 10 rodadas, com 9 vitórias e 1 empate. Apesar do início arrasador, o Timão só conquistou o título na última rodada.

A estréia ocorreu contra o Grêmio, em pleno Estádio Olímpico, no dia 22 de maio. Após sair atrás do placar, o Timão vira com Chicão e Liédson, e volta de Porto Alegre com os 3 primeiros pontos na bagagem.

Em seguida, vitória por 2 x 1 contra o Coritiba, em Araraquara.

Na sequência, dois cariocas, quatro pontos: 1 x 1 contra o Flamengo, no Engenhão e 2 x 0 contra o Fluminense, no Pacaembu, com dois gols de Willian.

A 5ª rodada, disputada no dia 26 de junho, foi uma das mais especiais da campanha: um sonoro 5 x 0 contra o São Paulo, com gols de Danilo, Jorge Henrique e três de Liédson! A Fiel vai a loucura e se vinga da goleada sofrida em 2005, no mesmo Pacaembu.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 5 x 0 São Paulo - Campeonato Brasileiro de 2011"

O Bahia foi o adversário seguinte, fora de casa. Jogo difícil, mas Chicão fez de penalti o gol da vitória, aos 13 do 1º tempo.

Depois, vitórias sobre o que seria o vice-campeão Vasco por 2 x 1 no Pacaembu e por 1 x 0 contra o Atlético-GO, fora de casa.

O jogo seguinte, o 9º do campeonato, foi um jogo antecipado da 12ª rodada, contra o Internacional, no Pacaembu. Mais um jogo cardíaco, truncado, mas deu Timão: 1 x 0, com mais uma vez Willian salvando o Coringão!

E por falar em jogo cardíaco, o próximo foi outro. Corinthians x Botafogo, no Rio. O Corinthians fez 1 x 0 no final do 1º tempo. No 2º tempo, só pressão do Botafogo. Mas o Corinthians segurou firme e ainda matou o jogo aos 46 minutos, com Paulinho: 2 x 0 e mais 3 pontos.

Bom, o campeonato tinha 2 meses de disputa e ainda estávamos invictos, com 28 pontos, com o Flamengo logo atrás... a Fiel estava mal acostumada, mas sabia que uma hora o time ia perder... e foi na rodada seguinte: 1 x 0 para o Cruzeiro, em pleno Pacaembu.

Como todo mundo aqui sabe que o Corinthians às vezes "se perde" e gosta de fazer sofrer, mais um derrota na sequência: 3 x 2 contra o Avaí, na Ressacada.

O próximo jogo, no Pacaembu, era pra espantar a crise e golear. Corinthians x América MG... lanterna do campeonato x líder, estádio lotado. Mas o Corinthians gosta de complicar jogo fácil... Jogando muito mal, o Timão sofreu pra ganhar por 2 x 1. Foi o pior jogo do Timão, até aquela altura do campeonato. Bom, o que importa era os 3 pontos, fundamentais naquela altura.

Na sequência, 3 empates, que empacaram o time no caminho do título: 1 x 1 contra o Atlético PR, em Curitiba; 0 x 0 contra o Santos, na Vila, em jogo adiado da 5ª rodada; e 2 x 2 contra o Ceará, no Pacaembu, num desses jogos que todo mundo sabe que esses 2 pontos perdidos podiam fazer falta lá no fim...

No dia 17 de agosto, uma das vitórias mais emblemáticas do Brasileirão, contra o Atlético MG: 3 x 2, depois de terminar o 1º tempo perdendo por 2 x 0. Emerson, aos 4 minutos do 2º tempo, Alex, aos 8 e Liédson, aos 29, decretaram a virada histórica em cima dos mineiros.

O final do 1º turno não foi exatamente o que a torcida esperava: derrotas para o Figueirense por 2 x 0, no Pacaembu e para o Palmeiras por 2 x 1, em Presidente Prudente.

Apesar dos tropeços no final do turno, terminamos na liderança.

Se o primeiro turno, principalmente no início, o Timão foi soberano, o segundo foi de altos e baixos. O primeiro jogo, apesar da vitória, teve altas doses de sofrimento: vitória por 3 x 2 sobre o Grêmio, no Pacaembu.

Depois, derrota para o Coritiba, fora de casa, por 1 x 0.

No dia 08 de setembro, o Pacaembu viveu uma das noites históricas de Coringão. Corinthians x Flamengo. Jogo aguardado há muito tempo. Deivid abriu o placar para o Flamengo aos 28 da primeira etapa. Placar que se manteu inalterado até o fim de 1º tempo. A torcida do Corinthians estava inflamada. Um dia antes, o Timão tinha perdido a lidenrança e precisava da vitória para reaasumir a ponta. Aos 17 minutos da etapa final, Liédson marca e empata para o Coringão! Mais pressão... tempo passando... 43 minutos. Liédson marca o gol da vitória, para delírio de mais de 38 mil torcedores no estádio e de milhares espalhados pelo Brasil. Com certeza, um dos jogos chaves da campanha!

Nos três jogos seguintes, apenas um ponto: derrotas para Fluminense, por 1 x 0 (fora), Santos, 3 x 1, no Pacaembu e empate sem gols contra o São Paulo, no Morumbi.

Após esses três maus resultados, três bons resultados na sequência: vitória contra o Bahia por 1 x 0, em casa, empate fora de casa por 2 x 2 contra o Vasco (time que seria o adversário pelo título até a última rodada) e vitória por 3 x 0 contra o Atlético GO, na estréia de Adriano. Alías, essa vitória contra o time de Goiânia foi a última conquistada de forma tranquila, fácil... deli pra frente, só jogo pra cardíaco!

Na duas rodadas seguintes, duas vinganças: o Botafogo veio aqui e se vingou dos 2 x 0 do primeiro turno e fomos até Belo Horizonte descontar o 1 x 0 contra o Cruzeiro.

A seguir, empate importante fora de casa, contra o Internacional. Alex, ex-colorado, marcou de falta o gol de empate, aos 44 do 2º tempo.

Como eu sempre digo: quer sofrer, passar nervoso e sufoco? Vá ver um jogo do Corinthians no Pacaembu contra time pequeno. O Corinthians tem o dom de complicar e sofrer nos jogos consideráveis fáceis. Dia 30 de outubro mostrou muito bem o que é isso. O Timão recebeu o Avaí, time que seria rebaixado para a série B ao fim do campeonato. Sinônimo de 3 pontos garantidos? Hum, aqui é Corinthians. O time catarinense abre o placar aos 12 do 1º tempo e segura o resultado até o intervalo. Para piorar a chuva caía estilo "fim do mundo" no Pacaembu. Emerson Sheik, aos 16 minutos da etapa final, empata para o Timão. Aos 32, sempre ele, Liédson, resolve mais uma vez e salva o Timão.

O jogo seguinte talvez tenha sido o maior fiasco e maior decepção do Coringão no campeonato.
Corinthians x América MG, time praticamente rebaixado para a série B naquele ocasião. O jogo foi disputado em Uberlândia, mas 90% da torcida no estádio era do Timão. Não sei o que deu no time do Corinthians naquele dia, mas o América venceu por 2 x 1, marcando o gol da vitoria aos 42 minutos da etapa final. A Fiel não acredita e já começa a ter certeza de uma coisa: o sofrimento ia ser até o fim. Até a última rodada. E o Vasco logo atrás da gente, empatados em número de pontos, mas com uma vitória a menos.

Após esse vexame, parece que o time acordou. Venceu o Atlético PR em casa, se bem que na base do sofrimento de novo. Após fazer 2 x 0 em 5 minutos de jogo, uma goleada parecia que estava vindo por aí. No início do 2º tempo, Paulo Baier faz o gol do Atlético e transforma um jogo fácil em mais um sufoco. O time paranaense ainda mandou duas bolas na trave, mas ficou nisso: 2 x 1 e liderança mantida. E o Vasco tb ganhou...

Na rodada seguinte, tivemos uma grande ajuda de nosso rival Palmeiras. Enquanto o Timão venceu o Ceará fora de casa por 1 x 0, gol de Ramires aos 35 do 2º tempo, o Vasco apenas empatava contra o time de verde, no Pacaembu, aumentando a diferença para 2 pontos, que permaneceria até a última rodada.

No dia 20 de novembro, mais uma vez o Pacaembu foi palco de um jogo histórico. O adversário da vez foi o Atlético MG. O Corinthians não apresentou um bom futebol e o 1º tempo termina sem gols. Na etapa final, logo aos 9 minutos, o time mineiro abre o placar no Pacaembu. Outra vez sofrido? Para piorar, o Vasco tinha vencido o seu jogo um dia antes, abrindo 1 ponto para o Timão. Não podíamos perder de jeito nenhum. Quem apareceu para começar a reação corintiana? Liédson, sempre ele. Aos 32 minutos, o Levezinho empata de cabeça e faz tremer o Pacaembu. A pressão continuava... E adivinha quem fez o gol virada? Adriano, que já estava em campo desde os 22 minutos do 2º tempo. 44 minutos. Emerson Sheik puxa contra-ataque e toca para o Imperador marcar o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians. Se o Pacaembu não caiu naquele momento, não cai nunca mais. Fim de jogo: mais um 2 x 1 pra coleção!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 2 x 1 Atlético MG - Campeonato Brasileiro de 2011"

Na penúltima rodada, o que não faltou foi emoção. Fomos até Santa Catarina enfrentar o Figueirense, que vinha embalado rumo a Libertadores. No Rio, o Vasco enfrentava o Fluminense. Se o Corinthians ganhasse o jogo e o Vasco não vencesse o clássico carioca, o Timão conquistaria o título antecipadamente. Aos 22 minutos do segundo tempo, Liédson marca para o Timão e deixa o time com a taça na mão... o jogo do Rio tinha 5 minutos de atraso em relação ao jogo do Timão. Aos 31 minutos, o Vasco abre o placar. Não éramos mais campeões... Aos 38, o Fluminense empata e deixa o Timão outra vez com a mão na taça... Enquanto isso, fim de jogo em Santa Catarina. O Corinthians vence o jogo e aguarda o fim do jogo do Engenhão para comemorar o penta! Mas como todo mundo sabe que nada é fácil para o Corinthians, o Vasco marca o gol da vitória, aos 45, frustrando a conquista antecipada... azar do Palmeiras: o Penta ia vir em cima deles!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 1 x 0 Figueirense - Campeonato Brasileiro de 2011"

4 de dezembro de 2011. O dia amanhece triste para a Fiel. Sócrates, o Doutor da Bola, falece em São Paulo, vítima de infecção de origem intestinal, após passar alguns meses lutando contra uma cirrose. O Corinthians entra em campo no Pacaembu para conquistar o seu 5º título do Brasileirão e homenagear um de seus maiores ídolos. Ao Timão, bastava um empate. Se perdesse, deveria torcer para que o Vasco não ganhasse do Flamengo, no Rio.

O jogo foi truncado e nervoso do início ao fim. Aos 29 do primeiro tempo, o Pacaembu fica mais tenso: gol do Vasco no Rio. Na segunda etapa, o Timão volta melhor e busca o gol que afastaria de vez qualquer ameaça. Não fizemos, mas o Flamengo fez, aos 9 do segundo tempo. E ficou nisso!

Corinthians! Penta Campeão Brasileiro!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 0 x 0 Palmeiras - Campeonato Brasileiro de 2011"

O artilheiro do Timão foi Liédson, com 12 gols.


Em pé: Alessandro, Danilo, Danilo Fernandes, Leandro Castán, Paulo André, Ralf, Júlio César, Chicão e Adriano;
Agachados: Willian, Emerson Sheik, Edenílson, Paulinho, Liédson, Fábio Santos, Welder, Jorge Henrique e Alex.


O jornal do dia seguinte
(Foto: Arquivo Victor Hugo)


O troféu do Penta
(Foto: Arquivo Victor Hugo)

Campanha - Campeonato Brasileiro de 2011
22/05/2011 Grêmio RS 1 X 2 Corinthians SP
29/05/2011 Corinthians SP 2 X 1 Coritiba PR
05/06/2011 Flamengo RJ 1 X 1 Corinthians SP
12/06/2011 Corinthians SP 2 X 0 Fluminense RJ
26/06/2011 Corinthians SP 5 X 0 São Paulo SP
29/06/2011 Bahia BA 0 X 1 Corinthians SP
06/07/2011 Corinthians SP 2 X 1 Vasco da Gama RJ
10/07/2011 Atlético GO 0 X 1 Corinthians SP
14/07/2011 Corinthians SP 1 X 0 Internacional RS
20/07/2011 Botafogo RJ 0 X 2 Corinthians SP
24/07/2011 Corinthians SP 0 X 1 Cruzeiro MG
31/07/2011 Avaí SC 3 X 2 Corinthians SP
03/08/2011 Corinthians SP 2 X 1 América MG
07/08/2011 Atlético PR 1 X 1 Corinthians SP
10/08/2011 Santos SP 0 X 0 Corinthians SP
14/08/2011 Corinthians SP 2 X 2 Ceará CE
17/08/2011 Atlético MG 2 X 3 Corinthians SP
20/08/2011 Corinthians SP 0 X 2 Figueirense SC
28/08/2011 Palmeiras SP 2 X 1 Corinthians SP
31/08/2011 Corinthians SP 3 X 2 Grêmio RS
04/09/2011 Coritiba PR 1 X 0 Corinthians SP
08/09/2011 Corinthians SP 2 X 1 Flamengo RJ
11/09/2011 Fluminense RJ 1 X 0 Corinthians SP
18/09/2011 Corinthians SP 1 X 3 Santos SP
21/09/2011 São Paulo SP 0 X 0 Corinthians SP
25/09/2011 Corinthians SP 1 X 0 Bahia BA
02/10/2011 Vasco da Gama RJ 2 X 2 Corinthians SP
09/10/2011 Corinthians SP 3 X 0 Atlético GO
12/10/2011 Corinthians SP 0 X 2 Botafogo RJ
16/10/2011 Cruzeiro MG 0 X 1 Corinthians SP
23/10/2011 Internacional RS 1 X 1 Corinthians SP
30/10/2011 Corinthians SP 2 X 1 Avaí SC
06/11/2011 América MG 2 X 1 Corinthians SP
13/11/2011 Corinthians SP 2 X 1 Atlético PR
16/11/2011 Ceará CE 0 X 1 Corinthians SP
20/11/2011 Corinthians SP 2 X 1 Atlético MG
27/11/2011 Figueirense SC 0 X 1 Corinthians SP
04/12/2011 Corinthians SP 0 X 0 Palmeiras SP

Campanha - Campeonato Brasileiro de 2011
J V E D GP GC
38 21 8 9 53 36


Compartilhe:

Voltar para o início da página


Home  |  Todos os Jogos  |  História  |  Títulos  |  Jogos Históricos  |  Ídolos  |  Escudos  |  Curiosidades  |  Hino  |  + Corinthians  |  Blog  |  Mapa do Site

Quem sou  |  Contato  |  Minhas Fotos  |  Reconhecimento  |  Colaboradores  |  Créditos e Agradecimentos
© 2007 - 2016 Victor Hugo Brizotto Garcia

Envie seu comentário, crítica ou sugestão para contato@todopoderosotimao.com Curta o Todo Poderoso Timão no Facebook!
Siga o Todo Poderoso Timão no Twitter!
Siga o Todo Poderoso Timão no Instagram!