Corinthians - Títulos
   Mundial de Clubes da FIFA - 2012
Home Todos os Jogos Últimos Jogos Próximos Jogos História Títulos Jogos históricos Ídolos Escudos Curiosidades Hino + Corinthians Blog
 Campeonato
 Paulista
 1914
 1916
 1922/1923/1924
 1928/1929/1930
 1937/1938/1939
 1941
 1951/1952
 1954
 1977
 1979
 1982/1983
 1988
 1995
 1997
 1999
 2001
 2003
 2009
 2013
 2017
 Rio - São Paulo
 1950
 1953/1954
 1966
 2002
 Copa do Brasil
 1995
 2002
 2009
 Campeonato
 Brasileiro
 1990
 1998
 1999
 2005
 2011
 2015
 2017
 Campeonato
 Brasileiro Série B
 2008
 Libertadores da
 América
 2012
 Recopa
 Sul-Americana
 2013
 Mundial de
 Clubes
 2000
 2012
 Pequena Taça do
 Mundo
 1953
 Outros títulos
 Corinthians
 Todos os Jogos
 Últimos Jogos
 Próximos Jogos
 História
 Títulos
 Jogos Históricos
 Ídolos
 Escudos
 Curiosidades
 Hino
 + Corinthians
 Mais Futebol
 Almanaque das
 Copas
 Todos os Jogos
 das Copas
 O Autor
 Quem sou
 Contato
 Minhas fotos
 Reconhecimento
 Colaboradores
 Outros Sites
 Site Oficial
 Outros Links

Compartilhe:

Mundial de Clubes da FIFA - 2012

Após a inédita conquista da América, o Corinthians se qualificou para disputar o Mundial de Clubes da FIFA, no Japão.

Além do Timão, mais 6 clubes jogaram a competição: Chelsea - Inglaterra (campeão da Europa), Al-Ahly - Egito (campeão da África), Ulsan Hynday - Coréia (campeão da Ásia), Auckland City - Nova Zelândia (campeão da Oceania), Monterrey - México (Campeão das Américas Central e do Norte) e Sanfrecce Hiroshima - Japão (representante do país sede).

Como sempre acontece, a expectativa era que Corinthians x Chelsea se enfrentassem na grande final. Mas o futebol é jogado dentro de campo e os favoritos tiveram que passar pelos seus adversários para realizar a tão sonhada decisão.

A festa da Fiel começou bem antes do campeonato começar. Mais precisamente no dia 03 de dezembro, quando o Corinthians embarcou para o Japão. Mais de 15 mil torcedores foram até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o pintaram de preto e branco. Foi o chamado "Mar Negro". A demonstração de paixão e amor que a Fiel demonstrou emocionou a todos, desde torcedores até os jogadores do Timão, que desceram do ônibus e aplaudiram a Fiel.

A imagem abaixo mostra o chaveamento do torneio.


Fases iniciais (sem Corinthians)

O primeiro jogo do mundial ocorreu no dia 06/12, entre Hiroshima e Auckland. Os donos da casa venceram pelo placar de 1 x 0 e se classificaram para as quartas de final, onde enfrentariam o Al-Ahly.

Na chave do lado do Corinthians, Hiroshima e Al-Ahly se enfrentaram para decidir quem iria pegar o Timão na semifinal. O jogo foi realizado no dia 09/12, com vitória do Al-Ahly por 2 x 1, com o time japonês perdendo gol atrás de gol. Na arquibancada, jogadores do Timão assistiram a partida debaixo de cobertores, tamanho o frio que fez até nevar...

Do lado do Chelsea, também no dia 09, o Monterrey passou fácil pelo Ulsan (3 x 1) e se garantiu na semifinal para enfrentar o campeão europeu.

Por enquanto, estava dando a lógica.

Antes da semifinal, Hiroshima e Ulsan decidiram o quinto lugar. Deu Hiroshima, 3 x 2.

Semifinal

Agora sim. O Mundial finalmente iria começar para o Corinthians. Nervosismo, ansiedade. Era um jogo perigoso. Somente o Internacional, em 2010, perdeu o jogo da semifinal e jogou para o espaço o favoritismo dos sulamericanos e europeus.

Estádio Toyota. O Corinthians entra em campo contra o Al-Ahly para disputar uma vaga para a final do Mundial.

O jogo começa com o domínio do Timão, mas sem chances claras de gol. O time tocava bem a bola, tinha o controle do jogo, mas não conseguia levar perigo ao gol do time egípcio.

Até que aos 29 minutos do primeiro tempo, Douglas faz um primoroso cruzamento que encontra Guerrero. O matador peruano não perdoa e cabeceia para o fundo do gol! 1 x 0 Timão!

Jogo ganho? Tranquilidade? Que nada. Após o gol, o Al-Ahly começa a colocar as asinhas pra fora, mas nada que assustasse no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Corinthians não consegue encaixar o seu jogo de toque de bola e vê o adversário com mais domínio de bola, mas sem levar tanto perigo ao gol de Cássio.

O Corinthians tomou sufoco e sofreu riscos desnecessários. Mas o apito final do árbitro deu alívio aos torcedores e espantou a zebra para longe.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 1 x 0 Al-Ahly - Mundial de Clubes da FIFA de 2012"

O Corinthians iria disputar a sua segunda final de Mundial. Em busca do segundo título de melhor time do mundo!

No dia seguinte, o Chelsea enfrentou o Monterrey. E passeou em campo. Com um jogo sério e belo toque de bola, o campeão europeu passou fácil pelo time mexicano: 3 x 1.

Tinha dado a lógica.

Final

Enquanto Al-Ahly e Monterrey disputavam o 3º lugar, com vitória do time mexicano por 3 x 1, Corinthians e Chelsea entraram em campo para decidir o título de Campeão do Mundo!

O Chelsea buscava o título inédito. O Timão já tinha sentido o gostinho de conquistar o mundo, em 2000. Mas queria o bi.

16 de dezembro. Yokohama. Como no primeiro jogo, a Fiel toma as arquibancadas do estádio. O Corinthians iria jogar em casa.

Tite, no dia anterior, tinha prometido que o Corinthians faria um bom jogo, digno do apoio da Fiel. E não mentiu. O Corinthians jogou muito!

O primeiro tempo foi equilibrado, com ambos os times tendo poucas oportunidades claras de gol. Na maior delas, Cássio salva em cima da linha o que seria o gol do Chelsea. Iniciava alí uma exibição de gala do arqueiro corinthiano. Ainda no primeiro tempo, fez outra ótima defesa no chute de Moses. E o primeiro tempo termina empatado em 0 x 0.

No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado. Até que, aos 23 minutos, após chute de Danilo que para na zaga, a bola sobra livre para Guerrero cabecear para o fundo do gol de Cech. Delírio nas arquibancadas do Pacaembu. Ops... Não era o Pacaembu não, mas é que parecia, desculpe.

Aí foi só segurar o resultado. Mas não pense que foi fácil. Cássio ainda teve tempo de fazer mais um milagre, em um chute de Fernando Torres à queima roupa, aos 40 minutos.

O Chelsea ainda teve um gol corretamente anulado, aos 46 do segundo tempo. Pensa o coração nessa hora...

Mas ninguém iria nos tirar esse título. Aos 49 minutos, o juiz apita o fim de jogo!

Corinthians, Bicampeão do Mundo!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 1 x 0 Chelsea - Mundial de Clubes da FIFA de 2012"

Guerrero foi o único artilheiro do Timão no Mundial, com dois gols.

Cássio foi eleito o melhor jogador da final!

Mas o grande personagem dessa conquista, com certeza foi a torcida. Calcula-se que entre 25 e 30 mil corinthianos, de todos os lugares do mundo, invadiram o Japão para empurrar o Timão! Nunca nenhuma torcida tinha invadido o Japão dessa maneira. E duvido que alguém o faço.

Ver "Curiosidades - As Invasões Corinthianas".

Esse título foi a cereja do bolo da reconstrução do Timão. Começou com a volta à Serie A do Brasileirão, em 2008. Passou por Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores até chegar nesse titulo Mundial.

Em 5 anos, da Séria B ao topo do Mundo! Com direito ao maior patrocínio do país e estádio que abrirá a Copa de 2014.

Precisa falar mais alguma coisa? Sim, só duas palavrinhas: VAI CORINTHIANS!


Em pé: Alessandro, Paulo André, Guerrero, Chicão, Ralf e Cássio;
Agachados: Jorge Henrique, Emerson, Paulinho, Fábio Santos e Danilo.


Os dois gols de Guerrero, desenhados pelo escritor e arquiteto Silvio Sano.


O jornal do dia seguinte
(Foto: Arquivo Victor Hugo)


A taça do Bi!
(Foto: Arquivo Victor Hugo)

Campanha - Mundial de Clubes da FIFA de 2012
12/12/2012 Al-Ahly EGITO 0 X 1 Corinthians SP
16/12/2012 Corinthians SP 1 X 0 Chelsea INGLATERRA

Campanha - Mundial de Clubes - FIFA 2012
J V E D GP GC
2 2 0 0 2 0


Compartilhe:

Voltar para o início da página


Home  |  Todos os Jogos  |  História  |  Títulos  |  Jogos Históricos  |  Ídolos  |  Escudos  |  Curiosidades  |  Hino  |  + Corinthians  |  Mapa do Site

Quem sou  |  Contato  |  Minhas Fotos  |  Reconhecimento  |  Colaboradores  |  Créditos e Agradecimentos
© 2007 - 2018 Victor Hugo Brizotto Garcia

Envie seu comentário, crítica ou sugestão para contato@todopoderosotimao.com Curta o Todo Poderoso Timão no Facebook!
Siga o Todo Poderoso Timão no Twitter!
Siga o Todo Poderoso Timão no Instagram!