Corinthians - Títulos
   Mundial de Clubes da FIFA - 2012
Home Todos os Jogos Últimos Jogos Próximos Jogos História Títulos Jogos históricos Ídolos Escudos Curiosidades Hino + Corinthians Blog
 Visite o Blog!
 Campeonato
 Paulista
 1914
 1916
 1922/1923/1924
 1928/1929/1930
 1937/1938/1939
 1941
 1951/1952
 1954
 1977
 1979
 1982/1983
 1988
 1995
 1997
 1999
 2001
 2003
 2009
 2013
 2017
 Rio - São Paulo
 1950
 1953/1954
 1966
 2002
 Copa do Brasil
 1995
 2002
 2009
 Campeonato
 Brasileiro
 1990
 1998
 1999
 2005
 2011
 2015
 Campeonato
 Brasileiro Série B
 2008
 Libertadores da
 América
 2012
 Recopa
 Sul-Americana
 2013
 Mundial de
 Clubes
 2000
 2012
 Pequena Taça do
 Mundo
 1953
 Outros títulos
 Home
 Corinthians
 Todos os Jogos
 Últimos Jogos
 Próximos Jogos
 História
 Títulos
 Jogos Históricos
 Ídolos
 Escudos
 Curiosidades
 Hino
 + Corinthians
 Blog
 Mais Futebol
 Almanaque das
 Copas
 Todos os Jogos
 das Copas
 O Autor
 Quem sou
 Contato
 Minhas fotos
 Reconhecimento
 Colaboradores
 Outros Sites
 Site Oficial
 Outros Links

Compartilhe:

Mundial de Clubes da FIFA - 2012

Após a inédita conquista da América, o Corinthians se qualificou para disputar o Mundial de Clubes da FIFA, no Japão.

Além do Timão, mais 6 clubes jogaram a competição: Chelsea - Inglaterra (campeão da Europa), Al-Ahly - Egito (campeão da África), Ulsan Hynday - Coréia (campeão da Ásia), Auckland City - Nova Zelândia (campeão da Oceania), Monterrey - México (Campeão das Américas Central e do Norte) e Sanfrecce Hiroshima - Japão (representante do país sede).

Como sempre acontece, a expectativa era que Corinthians x Chelsea se enfrentassem na grande final. Mas o futebol é jogado dentro de campo e os favoritos tiveram que passar pelos seus adversários para realizar a tão sonhada decisão.

A festa da Fiel começou bem antes do campeonato começar. Mais precisamente no dia 03 de dezembro, quando o Corinthians embarcou para o Japão. Mais de 15 mil torcedores foram até o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o pintaram de preto e branco. Foi o chamado "Mar Negro". A demonstração de paixão e amor que a Fiel demonstrou emocionou a todos, desde torcedores até os jogadores do Timão, que desceram do ônibus e aplaudiram a Fiel.

A imagem abaixo mostra o chaveamento do torneio.


O primeiro jogo do mundial ocorreu no dia 06/12, entre Hiroshima e Auckland. Os donos da casa venceram pelo placar de 1 x 0 e se classificaram para as quartas de final, onde enfrentariam o Al-Ahly.

Quartas de Final

Na chave do lado do Corinthians, Hiroshima e Al-Ahly se enfrentaram para decidir quem iria pegar o Timão na semifinal. O jogo foi realizado no dia 09/12, com vitória do Al-Ahly por 2 x 1, com o time japonês perdendo gol atrás de gol. Na arquibancada, jogadores do Timão assistiram a partida debaixo de cobertores, tamanho o frio que fez até nevar...

Do lado do Chelsea, também no dia 09, o Monterrey passou fácil pelo Ulsan (3 x 1) e se garantiu na semifinal para enfrentar o campeão europeu.

Por enquanto, estava dando a lógica.

Semifinal

Antes da semifinal, Hiroshima e Ulsan decidiram o quinto lugar. Deu Hiroshima, 3 x 2.

Agora sim. O Mundial finalmente iria começar para o Corinthians. Nervosismo, ansiedade. Era um jogo perigoso. Somente o Internacional, em 2010, perdeu o jogo da semifinal e jogou para o espaço o favoritismo dos sulamericanos e europeus.

Estádio Toyota. O Corinthians entra em campo contra o Al-Ahly para disputar uma vaga para a final do Mundial.

O jogo começa com o domínio do Timão, mas sem chances claras de gol. O time tocava bem a bola, tinha o controle do jogo, mas não conseguia levar perigo ao gol do time egípcio.

Até que aos 29 minutos do primeiro tempo, Douglas faz um primoroso cruzamento que encontra Guerrero. O matador peruano não perdoa e cabeceia para o fundo do gol! 1 x 0 Timão!

Jogo ganho? Tranquilidade? Que nada. Após o gol, o Al-Ahly começa a colocar as asinhas pra fora, mas nada que assustasse no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Corinthians não consegue encaixar o seu jogo de toque de bola e vê o adversário com mais domínio de bola, mas sem levar tanto perigo ao gol de Cássio.

O Corinthians tomou sufoco e sofreu riscos desnecessários. Mas o apito final do árbitro deu alívio aos torcedores e espantou a zebra para longe.

Ver "Jogos históricos - Corinthians 1 x 0 Al-Ahly - Mundial de Clubes da FIFA de 2012"

O Corinthians iria disputar a sua segunda final de Mundial. Em busca do segundo título de melhor time do mundo!

No dia seguinte, o Chelsea enfrentou o Monterrey. E passeou em campo. Com um jogo sério e belo toque de bola, o campeão europeu passou fácil pelo time mexicano: 3 x 1.

Tinha dado a lógica.

Final

Enquanto Al-Ahly e Monterrey disputavam o 3º lugar, com vitória do time mexicano por 3 x 1, Corinthians e Chelsea entraram em campo para decidir o título de Campeão do Mundo!

O Chelsea buscava o título inédito. O Timão já tinha sentido o gostinho de conquistar o mundo, em 2000. Mas queria o bi.

16 de dezembro. Yokohama. Como no primeiro jogo, a Fiel toma as arquibancadas do estádio. O Corinthians iria jogar em casa.

Tite, no dia anterior, tinha prometido que o Corinthians faria um bom jogo, digno do apoio da Fiel. E não mentiu. O Corinthians jogou muito!

O primeiro tempo foi equilibrado, com ambos os times tendo poucas oportunidades claras de gol. Na maior delas, Cássio salva em cima da linha o que seria o gol do Chelsea. Iniciava alí uma exibição de gala do arqueiro corinthiano. Ainda no primeiro tempo, fez outra ótima defesa no chute de Moses. E o primeiro tempo termina empatado em 0 x 0.

No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado. Até que, aos 23 minutos, após chute de Danilo que para na zaga, a bola sobra livre para Guerrero cabecear para o fundo do gol de Cech. Delírio nas arquibancadas do Pacaembu. Ops... Não era o Pacaembu não, mas é que parecia, desculpe.

Aí foi só segurar o resultado. Mas não pense que foi fácil. Cássio ainda teve tempo de fazer mais um milagre, em um chute de Fernando Torres à queima roupa, aos 40 minutos.

O Chelsea ainda teve um gol corretamente anulado, aos 46 do segundo tempo. Pensa o coração nessa hora...

Mas ninguém iria nos tirar esse título. Aos 49 minutos, o juiz apita o fim de jogo!

Corinthians, Bicampeão do Mundo!

Ver "Jogos históricos - Corinthians 1 x 0 Chelsea - Mundial de Clubes da FIFA de 2012"

Guerrero foi o único artilheiro do Timão no Mundial, com dois gols.

Cássio foi eleito o melhor jogador da final!

Mas o grande personagem dessa conquista, com certeza foi a torcida. Calcula-se que entre 25 e 30 mil corinthianos, de todos os lugares do mundo, invadiram o Japão para empurrar o Timão! Nunca nenhuma torcida tinha invadido o Japão dessa maneira. E duvido que alguém o faço.

Ver "Curiosidades - As Invasões Corinthianas".

Esse título foi a cereja do bolo da reconstrução do Timão. Começou com a volta à Serie A do Brasileirão, em 2008. Passou por Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores até chegar nesse titulo Mundial.

Em 5 anos, da Séria B ao topo do Mundo! Com direito ao maior patrocínio do país e estádio que abrirá a Copa de 2014.

Precisa falar mais alguma coisa? Sim, só duas palavrinhas: VAI CORINTHIANS!


Em pé: Alessandro, Paulo André, Guerrero, Chicão, Ralf e Cássio;
Agachados: Jorge Henrique, Emerson, Paulinho, Fábio Santos e Danilo.


Os dois gols de Guerrero, desenhados pelo escritor e arquiteto Silvio Sano.


O jornal do dia seguinte
(Foto: Arquivo Victor Hugo)


A taça do Bi!
(Foto: Arquivo Victor Hugo)

Campanha - Mundial de Clubes da FIFA de 2012
12/12/2012 Al-Ahly EGITO 0 X 1 Corinthians SP
16/12/2012 Corinthians SP 1 X 0 Chelsea INGLATERRA

Campanha - Mundial de Clubes - FIFA 2012
J V E D GP GC
2 2 0 0 2 0


Compartilhe:

Voltar para o início da página


Home  |  Todos os Jogos  |  História  |  Títulos  |  Jogos Históricos  |  Ídolos  |  Escudos  |  Curiosidades  |  Hino  |  + Corinthians  |  Blog  |  Mapa do Site

Quem sou  |  Contato  |  Minhas Fotos  |  Reconhecimento  |  Colaboradores  |  Créditos e Agradecimentos
© 2007 - 2016 Victor Hugo Brizotto Garcia

Envie seu comentário, crítica ou sugestão para contato@todopoderosotimao.com Curta o Todo Poderoso Timão no Facebook!
Siga o Todo Poderoso Timão no Twitter!
Siga o Todo Poderoso Timão no Instagram!