Cabeludo e rebelde. Esse era Casão, jogador criado no Corinthians.
Casagrande sempre esteve perto do Corinthians, pois nasceu e cresceu nas proximidades do Parque São Jorge.
Após voltar de um empréstimo, foi escalado para um jogo contra o Guará, do Distrito Federal. Não decepcionou: fez quatro gols, na vitória por 5 x 1.
A partir daí, começou uma nova era do Timão, conhecida como Democracia Corintiana. Junto com Sócrates, Casagrande foi um dos líderes daquele movimento.
No Paulistão de 1982, foi o artilheiro da competição, com 28 gols, com direito ao 3º gol na vitória por 3 x 1, na decisão, contra o São Paulo.
Campeão novamente em 83, foi emprestado ao São Paulo no ano seguinte. Retornou em 85, tendo boas atuações que o fizeram disputar a Copa do Mundo de 86. Após a Copa, deixou o Corinthians para jogar no Porto, de Portugal.
Curiosamente, talvez um dos momentos mais emocionantes de Casagrande com a torcida do Corinthians aconteceu quando ele não estava no clube.
Quando jogava no Flamengo, veio ao Pacaembu enfrentar o Coringão pelo Brasileiro de 1993. O jogador esperara uma tremenda vaia, xingamentos...
Foi aí que a torcida do Corinthians surpreendeu e cantou: "Volta Casão, seu lugar é no Timão", deixando Casagrande emocionado e sem ação. Coisas que só a fiel é capaz.
O pedido da torcida foi antendido uma década depois: Casagrande voltou ao Corinthane em 1994, ultrapassando 100 jogos com a camisa do Corinthians.
FICHA TÉCNICA
Nome: Walter Casagrande Junior Nascimento: 15/04/1963 - São Paulo - SP Posição: Centroavante Período em que jogou no Corinthians: 5 anos (de 1982 à 1986 e em 1994) Jogos: 256 Gols: 103 Títulos: 2 Campeonatos Paulistas (1982 e 83)