Elias foi contratado pelo Timão no início de 2008, no pacotão de reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão.
Com o tempo, tornou-se um dos jogadores mais adorados pela torcida, devido a sua identificação com a fiel.
Fazia gols importantes, era brigador e raçudo, características fundamentais para entrar na lista dos ídolos corintianos.
Mas o que fez Elias cair de vez nas graças da fiel, foram seus gols contra o São Paulo. Entre 2009 e 2010, Elias marcou 5 gols contra o time do Morumbi.
E com um detalhe: quando Elias marcou, o Timão jamais perdeu para o São Paulo. Veja abaixo os 5 gols históricos.
Elias foi fundamental nas conquistas no Brasileirão da série B, do Paulistão de 2009 e na Copa do Brasil do mesmo ano.
Essas boas atuações chamaram a atenção do Atlético de Madrid, da espanha, para onde se transferiu no final de 2010, após o término do Campeonato Brasileiro daquele ano.
Mas o bom filho a casa torna. Após passar pelo time de Madrid, Sporting e Flamengo, Elias acertou o seu retorno ao Timão em abril de 2014, só podendo jogar em julho, devido a janela de transferência.
E já voltou mostrando o seu bom futebol. No primeiro Dérbi da Arena Corinthians, dia 27 de julho de 2014, foram de Elias as assistências para os dois gols do Timão.
Quatro dias antes, Elias já tinha marcado o seu primeiro gol
no novo estádio, na vitória do Corinthians sobre o Bahia por 3 x 0, pela Copa do Brasil.
Em 2015, Elias já começou fazendo o que mais gosta: gol contra o São Paulo, desta vez pela Libertadores. Na vitória por 2 x 0 na Arena Corinthians, foi dele o primeiro gol, aliás, golaço, após bela troca de passes entre ele, Danilo e Jadson.
No Campeonato Brasileiro, Elias teve papel fundamental na conquista do título, ao formar o melhor meio de campo do Brasil, ao lado
de Jadson e Renato Augusto. Juntos, o trio foi responsável por 23 dos 71 gols do Timão na commpetição. Não precisa dizer que o trio também
foi escalado na seleção oficial do campeonato, na seleção do prêmio Bola de Prata (ESPN/Placar) e do Troféu Mesa Redonda, né?
Suas belas atuações renderam novas convocações para a Seleção Brasileira, para disputar as Eiminatórias da Copa.
Em agosto de 2016, Elias aceita a proposta do Sporting e deixa o Corinthians. Apesar de um pequeno desgaste com a torcida no
fim da sua passagem, tem um lugar especial na galeria dos ídolos corinthianos dos últimos tempos.
FICHA TÉCNICA
Nome: Elias Mendes Trindade Nascimento: 16/05/1985 - São Paulo - SP Posição: Volante / Meia Período em que jogou no Corinthians: 5 anos (de 2008 à 2010 e de abril de 2014 à agosto de 2016) Jogos: 253 Gols: 41 Títulos: 1 Campeonato Paulista (2009),
1 Copa do Brasil (2009),
1 Campeonato Brasileiro (2015) e
1 Campeonato Brasileiro Série B (2008)